O arroz e feijão são uma fonte de proteínas de excelente qualidade, já que fornecem todos os aminoácidos essenciais para manter a saúde, ajudar no ganho de massa muscular e produzir alguns hormônios.
Além disso, o arroz e feijão são ricos em fibras, vitamina B9, magnésio, fósforo e manganês, nutrientes que favorecem na perda de peso, no bom funcionamento do intestino, na prevenção da anemia e da osteoporose, por exemplo.
Por ser uma combinação que fornece uma proteína de alto valor biológico, o arroz e feijão podem substituir as proteínas encontradas nos alimentos de origem animal, como ovos, frango e laticínios.
Arroz e feijão são uma boa fonte de proteína?
O arroz e feijão é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, porque essa combinação fornece todos os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.
Isso acontece porque o arroz é rico no aminoácido metionina, enquanto não contém lisina. Já o feijão não possui metionina, mas contém a lisina. Assim, essa combinação é uma excelente fonte de proteínas de origem vegetal.
Principais benefícios
Os principais benefícios do consumo do arroz e feijão para a saúde são:
1. Favorecer o emagrecimento
Essa combinação favorece o emagrecimento, porque o arroz, especialmente o integral, e o feijão são ricos em fibras, que aumentam o tempo de digestão dos alimentos e ajudam a controlar a fome ao longo do dia.
No entanto, para emagrecer é fundamental também manter uma alimentação saudável e variada, e fazer exercícios físicos regularmente.
2. Ajudar no ganho de massa muscular
O arroz e feijão ajudam no ganho de massa muscular por ser uma boa fonte proteínas de alto valor biológico, que são essenciais para a formação dos músculos.
Além disso, o arroz e feijão também contém carboidrato, um nutriente que fornece a energia necessária durante os treinos, melhorando o desempenho físico.
3. Controlar a diabetes
Por ser uma combinação rica em fibras, o arroz e feijão ajudam a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando a controlar a diabetes.
4. Prevenir a anemia
O arroz e feijão ajudam a prevenir a anemia, pois fornecem ótimas quantidades de ácido fólico, ou vitamina B9, uma vitamina que atua na formação de células do sangue, incluindo hemácias, plaquetas e glóbulos brancos.
Além disso, essa combinação também contém ferro, um mineral que participa da produção da hemoglobina, um dos componentes dos glóbulos vermelhos do sangue que transporta o oxigênio no organismo e que geralmente está diminuída na anemia.
5. Combater a prisão de ventre
As fibras, que estão presentes em ótimas quantidades no arroz e feijão, ajudam a combater a prisão de ventre, porque aumentam o volume das fezes e melhoram o trânsito intestinal, facilitando a evacuação.
6. Evitar o envelhecimento precoce
Sendo uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, o arroz e feijão mantêm a saúde da pele, favorecendo a formação de colágeno e evitando o surgimento de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.
7. Controlar a pressão arterial
O arroz e feijão são ricos em magnésio e potássio, minerais que promovem o relaxamento das artérias, facilitando a circulação sanguínea, além de eliminarem o excesso de sódio do sangue.
8. Prevenir a osteoporose
Por conter ótimas quantidades de minerais como magnésio e manganês, o arroz e feijão ajudam na formação dos ossos e cartilagem, além de favorecerem a concentração de vitamina D no organismo, sendo essenciais para prevenir a osteoporose.
Arroz e feijão engorda?
Quando consumidos com moderação, o arroz e feijão não engordam. Isso porque essa combinação é rica em fibras que promovem a saciedade e ajudam a controlar a fome, sendo, por isso, uma ótima opção para incluir em dietas para emagrecimento.
No entanto, por conterem carboidratos, o arroz e feijão podem engordar quando são consumidos em grandes quantidades. Além disso, preparações que incluem muito calóricas, como feijão com bacon e/ ou linguiça, e arroz com muito óleo, também podem favorecer o ganho de peso.
Para se obter todos os benefícios com o consumo de arroz e feijão, é fundamental também manter uma alimentação saudável e balanceada, e fazer exercícios físicos regularmente.